150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Organizações Militares da FAB homenageiam Santos Dumont

Ações consagraram os 150 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira, celebrado no dia 20 de julho
Publicada em: 26/07/2023 15:26
Imprimir
Fonte: BANT, DIRAP, BASM, GUARNAE-RF, PAMA-SP
Edição: Agência Força Aérea

Exposição 150 Santos Dumont_CCTV_BANTOrganizações Militares da FAB em todo o país realizaram iniciativas voltadas para a divulgação dos 150 Anos de Alberto Santos Dumont e suas regiões.

Natal

A Base Aérea de Natal (BANT) realizou, no período de 10 a 18/07, no Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e no dia 19/07, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), exposições em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont.

A exibição foi composta por painéis informativos e detalhados, que traçam a vida e a obra de Santos Dumont, desde seu nascimento, no interior mineiro, em 1873, até suas conquistas audaciosas que o consolidaram como o Pai da Aviação. Um dos destaques foi a representação do avião 14-Bis, com o qual Santos Dumont realizou o primeiro voo público de uma aeronave mais pesada do que o ar.Exposição 150 Santos Dumont_CCTV_BANT

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, comentou sobre a exposição e a oportunidade em homenagear Santos Dumont. “Um visionário que, com paixão, desafiou os limites do homem e perseguiu o que parecia impossível, o voo do mais pesado que o ar. Salientando, ainda, a coragem, a determinação, a resiliência, a humildade e o altruísmo de Santos Dumont, uma vez que o Pai da Aviação não patenteou seu maior invento, deixando-o como um legado à humanidade”, comentou.

Rio de Janeiro

DOAÇÃO AGASALHO 2A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou uma Campanha do Agasalho em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont. Todos os itens arrecadados foram entregues à Seção de Assistência Religiosa (SARE) da organização.

As doações foram destinadas a duas casas terapêuticas: a Associação SOS Vidas - Missão Peniel, entidade filantrópica sem fins lucrativos localizada no bairro Campo Lindo, na Baixada Fluminense (RJ), e o Centro de Triagem, Recuperação e Reintegração - Missão Vida, situado no bairro Capivari, em Duque de Caxias (RJ).DOAÇÃO AGASALHO 4

“Inspirados no notório altruísmo do Patrono da Aeronáutica Brasileira, que sempre fez questão de compartilhar suas descobertas com a humanidade, o objetivo principal desta campanha foi de promover a solidariedade, a convivência harmoniosa, o amor ao próximo e a caridade. Como instituição, temos o papel fundamental de atuar junto à sociedade, buscando fazer o bem e auxiliar os membros da nossa comunidade”, comentou o Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.

Santa Maria

Largada da Corrida Santos Dumont na BASMJá na Base Aérea de Santa Maria (BASM) aconteceu, no dia 19/07, a Corrida de Santos Dumont, em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul de Santa Maria (SESC) e a Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM). A corrida, que faz parte da programação comemorativa aos 150 anos do Pai da Aviação, reuniu mais de 200 corredores profissionais e amadores que fizeram os percursos de 5 e 10 km nas dependências da BASM.

“Foi muito gratificante representar a BASM na competição que homenageia o nosso Patrono da Aeronáutica Brasileira. Além disso, fico muito feliz em ter conquistado o primeiro lugar geral na corrida, pois é o resultado dos treinamentos e da manutenção constante do condicionamento físico, aspectos que considero fundamentais para minha profissão”, destacou o Tenente Aviador Matheus da Rocha Machado.

Recife

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), organizou, entre os dias 20 e 22/07, uma exposição estática em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (PE). A mostra foi montada com peças do acervo do Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), além de equipamentos e informativos pertinentes à atuação da Força Aérea Brasileira no Recife (PE), na Região Nordeste e formas de ingresso na FAB.

Conforme o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, o objetivo foi oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação até hoje, incluindo a atuação da FAB. "É motivo de muito orgulho para a Força Aérea Brasileira reverenciar o Marechal do Ar Santos Dumont como Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação. No evento, apresentamos ao público uma exposição sobre nosso herói e levamos um pouco da história desse visionário, cujos sonhos impactam até hoje nosso cotidiano. A atuação das Organizações Militares da GUARNAE-RF é um dos reflexos de seus inventos e idealismo, e esse contato com o público é uma forma de incentivar nossa população a se inspirar nesse grande inventor e a conhecer de perto a nossa Força, nossa atuação e como fazer parte da Instituição", afirmou.

O local também recebeu apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Recife (BARF).

São Paulo

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) recebeu, no dia 13/07, a visita de 22 alunos do Centro Educacional Unificado Jaçanã, da Rede Municipal de Educação de São Paulo, participantes do Projeto Recreio nas Férias. Coordenada pelo Secretaria Municipal de Educação, a visita fez parte do roteiro de iniciativas do Programa Pai da Aviação e foi fruto de uma ação em homenagem à comemoração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, com o intuito de ensinar mais sobre a história do Pai da Aviação e seu legado.  Os alunos puderam conhecer a estrutura e o funcionamento do PAMA-SP, o trabalho desenvolvido e os projetos apoiados.

Após a apresentação inicial realizada pelo Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, as crianças visitaram a Subdivisão de Aeronaves (TANV), onde puderam entrar em uma aeronave F-5 e conhecer detalhes mais específicos do caça; a Subdivisão de Suprimentos (TSUP); pela Subdivisão de Oficinas (TOFI), pelo Banco de Provas dos Motores (TMOT) e finalizaram a visita no Hangar 20, onde puderam ver e entrar nos helicópteros expostos.

A Assistente Técnico Educacional Jussara Brito de Souza, responsável pelo Programa Recreio nas Férias, falou sobre a importância da oportunidade de os alunos terem conhecido a Organização Militar. “A visita ao PAMA-SP foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem um pouco da Força Aérea Brasileira e observarem de perto algumas das atividades, contribuindo para despertar em nossas crianças a vocação para a carreira militar”, comentou.

 

Fotos: BANT, DIRAP, BASM, GUARNAE-RF e PAMA-SP

 

imagens/original/45928/10_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/1_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/2_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/4_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/5_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/6_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/7_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/8_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/9_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45928/Foto_Sportri_1.jpg
imagens/original/45928/Foto_Sportri_2.jpg
imagens/original/45928/PHOTO_2023_07_18_15_30_52.jpg
imagens/original/45928/PHOTO_2023_07_18_15_31_26.jpg
imagens/original/45928/PHOTO_2023_07_24_14_25_36.jpg
imagens/original/45928/PHOTO_2023_07_24_14_29_11.jpg
imagens/original/45928/PHOTO_2023_07_24_14_29_53.jpg
imagens/original/45928/_DSC2339.png
imagens/original/45928/_DSC2362.png
imagens/original/45928/_DSC2377.png
imagens/original/45928/_DSC2568.png